Olá, pessoal. Tudo bem? Esta semana estou aqui para conversar com vocês sobre um tema descontraído, mas não menos importante.
Dizem que aqui no Brasil o ano só começa após esse evento. Não acredito muito nisso já que estou trabalhando forte desde o primeiro dia do ano, mas realmente o Carnaval é um feriado que muitos contam os dias para chegar. Já aproveitei muito essa festa, mas confesso que hoje sou um homem mais sossegado.
Porém, não são só os dias de folga que deixam as pessoas ansiosas. As festas e os eventos atraem multidões e tornam essa época uma das que mais gera receita durante o ano.
A ideia deste texto é mostrar para vocês alguns números do evento. Segundo estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no ano de 2018 esse evento movimentou em torno de R$ 6 bi no setor de Turismo em todo o país. De fato um número bem expressivo.
Certo, mas vocês devem estar se perguntando o que tudo isso tem a ver com minha especialidade, banheiros. Calma, vou chegar lá.
Conforme mencionei acima, o Carnaval concentra multidões pelas ruas, em bares, baladas, clubes, etc. Em meio ao clima de festa, os foliões sempre estão buscando comida e bebida – acho que mais bebida do que comida – mas isso é outro tópico. Nessa atmosfera toda, terá um momento em que a natureza irá chamar. Acho que não preciso dar muitos detalhes de fisiologia, não é mesmo?! E quando isso acontecer, é preciso contar com um local adequado. Porém, infelizmente não é exatamente isso que posso acompanhar por aí. As prefeituras colocam poucos banheiros químicos espalhados e quando as pessoas vão utilizá-los, quase sempre estão sujos e inadequados para um uso tranquilo e seguro. Mas aí vocês podem me dizer que tem horas que não dá para escolher muito o local a ser utilizado. Até aí não posso discordar, mas ainda assim reforço a importância de escolher um sanitário adequado, como os disponibilizados pelos bares, restaurantes ou outros estabelecimentos, mesmo que você tenha que pagar uma pequena taxa pelo uso.
Bom, para você que chegou até aqui vou compartilhar algumas dicas simples e importantes. Busquem sempre o local mais adequado para as necessidades fisiológicas, atentando-se a limpeza e manutenção do local. Sempre que possível é interessante ter consigo papel higiênico, lenços umedecidos ou gel anti-séptico para utilizar nos banheiros ou para sua própria higiene. Claro que para nós homens pode parecer excesso e exagero, pois temos algumas facilidades devido nossa anatomia. Entretanto, para as mulheres é sempre mais complicado. Muitas acabam decidindo utilizar o banheiro apenas em casa, onde se sentem mais confortáveis, principalmente se utilizam os assentos Tupan!
Dito isso, é hora de curtir essa festa tranquilamente e sem passar apertos!
Dr. Tupan.