Skip to main content

Como fazer a higienização de vasos sanitários

By 12 de março de 2020junho 26th, 2022TUPAN

A frequência com que deve ser feita a limpeza do vaso sanitário depende de fatores como a quantidade de banheiros que existem na casa, o número de moradores e as características de uso. Um banheiro comercial, por exemplo, demanda um cuidado maior, já que a utilização é feitas por várias pessoas e mais frequentemente.

De modo geral, o vaso sanitário deve ser limpo, no mínimo, 2 vezes por semana. Se a sua casa tem apenas um banheiro e a família é numerosa, a recomendação é higienizar o vaso em dias intercalados ou até mesmo todos os dias.

Além disso, lembre-se de separar o material necessário para a limpeza, como escova de banheiro, detergente, água sanitária, luvas de borracha, pano ou papel-toalha, produto de limpeza multiuso e produtos de limpeza específicos para vaso sanitário.

Limpeza diária

Se o banheiro é bastante utilizado na casa, o ideal é limpar o vaso sanitário todos os dias. Essa pode ser uma limpeza mais leve, apenas de manutenção, em um procedimento que não leva mais do que 5 minutos.

Para fazer essa limpeza diária, use uma escova de banheiro, um produto de limpeza multiuso, um pano macio e álcool. Comece limpando a parte interna do vaso sanitário: despeje o produto de limpeza na borda interna, esfregue com a escova e dê descarga.

Feito isso, limpe o assento e a tampa para vaso sanitário. Nesse caso, utilize um pano macio com um pouco de álcool ou outro higienizador de vaso sanitário e esfregue para desinfetar.

Siga esse passo a passo todos os dias e você notará que o vaso ficará limpo e cheiroso por mais tempo.

Limpeza pesada

Você poderá ainda fazer uma limpeza mais pesada, de 1 a 2 vezes por semana, dependendo do uso do banheiro, garantindo, assim, que o vaso estará realmente desinfetado e livre de germes e bactérias nocivos à saúde.

Nesse caso, serão necessários luvas, água sanitária ou desinfetante, escova de banheiro, pano macio e álcool.

Coloque as luvas e despeje a água sanitária na parte interna do vaso. Se for utilizar um desinfetante, deixe o produto atuar dentro do vaso sanitário por alguns minutos. Enquanto espera, limpe as outras peças.

Para isso, lave a tampa, o assento e a parte externa, misturando um pouco de água e detergente. Você pode esfregar esses itens utilizando o lado macio de uma esponja. Jogue água para retirar o detergente e evitar que o vaso manche – isso é especialmente importante em caso de banheiros com vaso sanitário preto.

Em seguida, seque tudo com um pano e finalize com um pano macio com álcool para desinfetar a tampa e o assento. Caso você tenha um vaso sanitário com caixa acoplada, não se esqueça de limpar a caixa também.

Depois de finalizar a parte externa, volte para a parte interna do vaso.

Use a escova para esfregar as bordas que estão com água sanitária e o cano principal. Dê descarga e, se julgar necessário, faça todo o procedimento novamente.

Vale ressaltar que é preciso tomar cuidado com a água sanitária, principalmente se você for aplicar na tampa do vaso, porque ela pode amarelar. Para usar água sanitária, a dica é diluir o produto, na proporção de uma tampinha de água sanitária para um litro de água.

Você também pode limpar a tampa e o assento com uma mistura de água e detergente e depois aplicar a mistura de água sanitária. Espere 15 minutos, enxágue e seque.

Cuidados e manutenção do vaso sanitário

Para manter seu vaso sanitário sempre limpo, sem manchas ou amarelados, é essencial tomar alguns cuidados básicos. Entre eles, não utilizar produtos abrasivos no tampo, como esponjas de aço ou produtos químicos, que podem danificá-lo.

Além disso, lembre-se de limpar bem a escova de vaso sanitário para evitar contaminação. Para isso, enxague a escova durante o processo de limpeza do vaso e deixe-a secando, pendurada entre o tampo e o vaso.

Outra dica é manter certa periodicidade de limpeza, evitando cheiros desagradáveis e manchas, além de limpar a área ao redor do vaso, parte que também pode acumular bactérias.

Por fim, lembre-se de que os produtos usados na limpeza do vaso sanitário não devem entrar em contato com o assento.