Você sabe como eram os vasos sanitários em seus primórdios? Provavelmente poucas pessoas sabem como, quando e onde surgiu o primeiro local específico para os indivíduos realizarem suas necessidades.
Neste texto iremos contar um pouco sobre a evolução desse item de extrema importância em nossas vidas.
Existem alguns relatos que afirmam que esse item surgiu há mais de quatro mil anos! Porém, o seu conceito mais moderno é datado do final do século XVI. Nesta época, o poeta inglês John Harrington (afilhado da Rainha Elizabeth I) foi o responsável pela criação de um modelo semelhante ao utilizado nos dias de hoje. Com a Revolução Industrial e o crescimento demográfico, questões sobre a saúde e higiene passaram a ganhar mais atenção. Abaixo uma foto de um “sanitário público” na Roma Antiga.
Tempos depois, na Idade Moderna, novas invenções foram criadas com o intuito de aprimorar e adequar as questões de saneamento. Um exemplo disso foi o invento do engenheiro inglês Joseph Bramah. Ele incorporou uma bacia sanitária com uma descarga hídrica. Ou seja, desta forma os dejetos poderiam ser eliminados através de um sistema de sucção.
A partir daí, o vaso sanitário foi ganhando novas tecnologias e formatos até chegarmos aos dias de hoje. Atualmente é possível encontrar louças de diferentes tamanhos, cores e materiais. Segue uma imagem de um vaso sanitário dentro de um Boeing 747.
Com toda essa diversidade e tecnologias, a Tupan produz o item de extrema importância para o seu conforto e segurança. Afinal de contas, não podemos pensar em um vaso sanitário sem um assento ideal.